Piracicaba / SP - quarta-feira, 24 de abril de 2024

REFLUXO VÉSICO-URETERAL

O refluxo vésico-ureteral é um problema em que ocorre a volta da urina da bexiga até o ureter, e deste, até o rim. Normalmente a urina flui do rim para o ureter, e do ureter até a bexiga, sendo que o rim é o órgão produtor da urina, o ureter é um tubo que conduz a urina do rim à bexiga, e esta tem as funções de armazenar e depois, liberar a urina. Esta volta de urina em sentido contrário pode levar bactérias para os rins e está associada geralmente a infecções urinárias de repetição, que podem causar cicatrizes, alterar a anatomia e reduzir a função do rim afetado pelo refluxo. A infecção de urina pode provocar na criança diversos tipos de sinais e sintomas, que devem ser diferenciados de outras patologias, por isso se vier a apresentar sintomas como dor abdominal, febre, irritabilidade, alterações de cor e odor da urina, diarréia, náuseas, vômitos, baixo ganho de peso, é conveniente passar por atendimento médico e comunicar o pediatra que está acompanhando.

A maior parte das vezes é congênito, pela falha da válvula entre o ureter e a bexiga, mas existem algumas condições que podem causar o refluxo como obstruções na saída da bexiga ou na uretra, ou máu funcionamento da bexiga. Crianças das famílias com pessoas que tem refluxo vésico-ureteral tem maior chance de ter o refluxo, principalmente se seus pais ou irmãos foram acometidos, tendo assim um componente genético.

Existem 5 graus de Refluxo-vésico ureteral, de acordo com a classificação internacional: GRAU I - a urina retorna até o ureter somente, GRAU II - a urina retorna até o rim, sem dilatação, GRAU III - a urina retorna e dilata levemente o rim, GRAU IV - a urina retorna e dilata moderadamente o rim, GRAU V - a urina retorna e dilata intensamente o ureter e o rim, com tortuosidade do ureter.

A investigação geralmente é realizada com exames laboratoriais e de imagens, como ultrassom, cintilografia, a ser decidido conforme o caso pelo especialista.

O tratamento varia conforme a idade e sexo da criança, pode ser clínico (expectante) em algumas situações, injetável por via endoscópica (administração de uma substância, como macropolímero de ácido hialurônico por exemplo, pois existem alguns tipos disponíveis) que reforça a válvula do ureter na bexiga. O tratamento cirúrgico pode ser indicado em situações específicas, podendo ser realizado por via laparoscópica ou por incisão tradicional. O tratamento é decidido caso a caso, conforme protocolos existentes, pelo médico especialista e/ou equipe que conduz o paciente, em conjunto com os pais, que participam da decisão.