Piracicaba / SP - sexta-feira, 19 de abril de 2024

POSTECTOMIA: CUIDADOS PÓS-OPERATÓRIOS

A POSTECTOMIA, que é a cirurgia utilizada para a correção de fimose, normalmente pode provocar sintomas no pós-operatório, que são mais frequentemente observados na criança:  dor, edema (inchaço), saída de sangue geralmente em mínima quantidade, um pouco de dificuldade para urinar, levando a reações de medo, defesa e choro, com o paciente evitando que os pais toquem no local para realizar limpeza ou passar pomada, e assim dificultando a realização dos cuidados pós-operatórios recomendados. Por ocasião da alta hospitalar é fornecida uma receita com explicações gerais sobre os cuidados a serem seguidos em casa, e recomendações. A receita contém:

 - anti-inflamatório receitado e/ou analgésico. O anti-inflamatório (geralmente Cetoprofeno gotas ou suspensão pediátrica) é receitado para crianças acima de 1 ano, para uso durante 3 dias, e o analgésico (todas as idades, geralmente Dipirona ou Paracetamol).

 - cuidados de higiene local: sabonete líquido indicado - para higiene diária da região genital (banhos de assento em 1/2 banheira de água morna + 1 colher-de-sobremesa do sabonete líquido) durante uns 10 a 15 minutos, diariamente, até queda do anel (quando utilizado plástic anel), ou nos primeiros 15 dias quando utilizada a técnica tradicional (pontos). Pode também durante o banho normal, lavar com água morna corrente, e mínima quantidade apenas da espuma do sabonete líquido.

 - pomada lubrificante até queda do anel ou por 10 - 15 dias (se técnica dos pontos).

 - recomendações para evitar atividades físicas durante 40 dias pós-operatórios, devido ao risco de traumas e contusões no local da cirurgia.

 - em caso de suspeita de sintomas mais intensos, complicações ou dúvidas, entrar em contato com o consultório, número do celular fornecido ou comparecer ao Pronto-Atendimento do Hospital em que foi realizada a cirurgia e solicitar contato conosco.