Piracicaba / SP - terça-feira, 16 de abril de 2024

INFORMAÇÕES AO PACIENTE E FAMILIARES SOBRE A MANOMETRIA ANORRETAL

INFORMAÇÕES AO PACIENTE E FAMILIARES SOBRE A MANOMETRIA ANORRETAL

 

O que é manometria anorretal?

Manometria anorretal é um exame realizado para avaliar pacientes com constipação intestinal ou incontinência fecal (perda involuntária de fezes na roupa). Este teste mede as pressões dos músculos do esfíncter anal, a sensação no reto e os reflexos neurais que são necessários para ter um funcionamento intestinal normal. Pode ser realizado desde bebês com poucas semanas de vida, lactentes, crianças pré-escolares, escolares, adolescentes e adultos,  até idosos.

Preparação para o exame

É dado para o paciente Fleet enema ou Minilax de 1 dia  (em caso de constipação intestinal) ou 2 horas (em caso de incontinência fecal) antes do exame, conforme orientado em consulta que antecede o exame.

Não se alimentar 2 horas antes do exame. Podem ser dadas normalmente as medicações antes do exame.

O PROCEDIMENTO

O exame dura aproximadamente 30 minutos. O paciente irá colocar uma camisola do Hospital (mas se quiser poderá você mesmo trazer a camisola ou um shorts e camiseta) pouco antes do exame, além de 1 toalha e o brinquedo que mais goste. Se indicado, poderá ser dado pela enfermeira no Hospital uma dose de Dormire para sedação, em caso de crianças muito pequenas e agitadas. O paciente ficará deitado sobre o lado esquerdo, sobre uma maca. Um tubo com pequeno diâmetro e flexível, semelhante ao diâmetro de um termômetro, com um balão na ponta, é colocado no reto. O catéter é conectado a um computador que mede as pressões do canal do ânus e do reto. Durante o teste, um pequeno balão colocado na ponta do cateter pode ser inflado no reto para verificar a existência de reflexos e sabermos se estão ou não normais. Lactentes e crianças pequenas tem o exame terminado geralmente aqui, e não tem necessidade da etapa seguinte. Em crianças maiores, adolescentes e adultos, a técnica pode solicitar para o paciente relaxar, ou fazer força (como se fosse evacuar) ou  fazer força como se fosse impedir a evacuação, conforme a compreensão do paciente em função da sua idade e o tipo de investigação necessária para elucidar o caso. As pressões dos músculos do anus são medidas durante cada uma destas manobras. O paciente faz força de expulsão como se estivesse tentando evacuar. Para força de retenção o paciente faz força apertando e contraindo o anus como se estivesse tentando impedir a evacuação. Após o exame, o paciente poderá voltar para casa e realizar suas atividades normalmente. Em caso de crianças, algumas vezes é necessária a realização de sedação leve imediatamente antes do exame. Se for o caso, após o exame será necessário estar acordada completamente antes de voltar para casa.

BENEFÍCIOS DA MANOMETRIA ANORRETAL

A área anal e retal contem músculos especializados que são próprios para regular a passagem de fezes. Normalmente, quando as fezes entram no reto, o músculo do esfíncter anal aperta para evitar a passagem de fezes num momento inconveniente. Se o músculo é fraco ou não contrai de modo correto, então a incontinência (perda de fezes na roupa) pode ocorrer.

Normalmente, quando a pessoa faz força para evacuar, o esfíncter anal relaxa para permitir a saída das fezes. Se os músculos do esfíncter contraem ao invés de relaxar, quando o paciente vai evacuar, isto pode causar ou agravar a constipação intestinal.

A manometria anorretal mede a força dos músculos dos esfíncteres e se eles estão relaxando ou não durante a evacuação. Isto proporciona uma informação muito útil para o médico que está tratando os pacientes com constipação intestinal severa ou com incontinência fecal.

 Existem muitas causas de incontinência fecal. Músculos do esfíncter anal enfraquecidos ou pouca sensação no reto (o reto não percebe estar cheio de fezes) podem contribuir  para a ocorrência de incontinência fecal.

Em lactentes e crianças com constipação intestinal, a causa pode ser um problema congênito,  como a falta de neurônios intestinais responsáveis por um reflexo de relaxamento normal para esvaziar o reto, no final do intestino. O diagnóstico desta doença, cujo tratamento é cirúrgico, é feito através de biópsia, e a manometria anorretal auxilia a indicar quem precisa ou não fazer a biópsia.

 

RISCOS DA MANOMETRIA ANORRETAL

É um exame seguro, de baixo risco e é improvável causar qualquer dor. Complicações são raras: é possível  que perfuração ou sangramento do reto possa ocorrer. Falha do equipamento também é uma possibilidade remota. Se houver alergia a látex, deve ser informado antes do exame, pois são utilizadas luvas e balão de látex para fazer o exame, e se houver alergia temos que mudar os tipos de luva e de balão.